A CORTIÇA
A cortiça é um material ecológico, de origem vegetal, extraída da casca dos sobreiros, que pode ser utilizada como uma matéria-prima de uma durabilidade e resistência invulgar, já que quando extraída do sobreiro, a cortiça volta a regenerar-se naturalmente, um processo de renovação ambiental que dura cerca de nove anos. A cortiça é acima de tudo um material cem por cento natural, reciclável e reutilizável, contribuindo para uma sociedade moderna, amiga do meio ambiente e não poluente.
Atualmente, a cortiça é uma matéria-prima natural cuja utilização se estende a variadas utilizações como sejam revestimentos, isolamentos (térmicos e acústicos), na fabricação de instrumentos, em artigos de decoração, em componentes para calçados, e para o sector industrial de diversos segmentos como decoração, acessórios de moda.
Apesar de Portugal ser um país de pequena dimensão, é surpreendentemente o responsável por mais de 50% da produção mundial de cortiça. Outros produtores são os países vizinhos de Espanha, sul da França, sul da Itália, mais recentemente Marrocos, Argélia, Tunísia.
A CORTIÇA E O AMBIENTE
As florestas de sobreiros, designados de montados, são ecossistemas delicados e bastante específicos, que subsistem apenas na zona do Mediterrâneo, Argélia e Marrocos e em particular nas regiões do sul da península ibérica como Portugal, o país com a área mais vasta de sobreiros no mundo (Portugal tem hoje cerca de 730 mil hectares de floresta de sobreiros, representando 33% do total da cortiça existente por todo o mundo).
Os montados são hoje um património nacional e têm sido legalmente protegidos ao longo de séculos (Decreto-Lei 169/2001).